?

Log in

No account? Create an account

Previous Entry Share Next Entry
praia lisboa
rosas
innersmile
00000234727

Li numa fervurinha o livro Praia Lisboa, de Henrique Levy. Há muito tempo que tinha vontade de conhecer o autor e a obra, e ainda bem que tive agora oportunidade de o fazer, porque gostei bastante do livro. Um romance que nos conta duas histórias, separadas por quase um século, e passadas em continentes diferentes (a Praia do título, é a Cidade da Praia, na ilha cabo-verdiana de Santiago). A uni-las, a mesma família (as duas protagonistas são avó e neta), e a natureza proibida e trágica dos amores vividos.

O romance, breve, está bem estruturado e escrito com muita competência. É daqueles livros pelos quais começamos a sentir afecto, e que não apetece pousar até terminar a leitura. E depois, sendo um livro que aborda, também, relações amorosas de natureza homossexual, está escrito com muita dignidade, utilizando esse facto apenas para enriquecer e adensar a trama. Era bom que se publicassem mais livros de autores portugueses em que a homossexualidade fosse abordada assim, sem complexos e sem pedir licença, usando-a como um facto da vida real e social, que tem interesse romanesco.


  • 1
Já sabes da minha opinião sobre o livro. Aliás foi por isso também que tiveste mais vontade de o ler.
Quero ler e acho que tu também, o outro livro dele já que também trata de amores proíbidos, mas estes de outra ordem, e que se passam numa altura e num sítio que ambos (tu e eu) vivemos em directo.

sem dúvida; e de facto fiquei com curiosidade em ler mais do autor, nomeadamente esse livro com cenário africano.

  • 1