miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

philomena

Na sexta-feira passada, ao final da tarde, saí do trabalho e enfiei-me no cinema para ver o Philomena, o mais recente filme do Stephen Frears, um dos meus realizadores favoritos. O filme caiu-me na fraqueza, comovi-me imenso com a história, mas sobretudo com a delicadeza com que o realizador filma emoções e sentimentos poderosos, aqueles de cujo poder transformador temos tanto medo que normalmente optamos por calá-los toda a vida. E Frears, com a enorme ajuda da Judy Dench e do Steve Coogan (que além de interpretar, produziu e co-escreveu o argumento), consegue fazer de temas tão sérios um filme que não é pesado e incómodo, transformando a aventura conjunta de Phil e de Martin numa espécie de buddy movie bem humorado.

Gostei tanto do filme, e aproveitando o facto de ter feito anos e querer assinalá-los, que decidi levar a minha mãe a vê-lo, e ontem, ao final da tarde, repeti a sessão. Como previ, ela gostou muito do filme, e, claro, não lhe escapou o detalhe da homossexualidade do filho da Philomena, e essa ter sido uma das razões porque eu quis levá-la a ver o filme: o seu primeiro comentário mal o filme acabou, ainda estávamos sentados nos lugares e tudo, foi qualquer coisa no sentido de que ainda há muitos segredos que as pessoas guardam só para elas. E mais tarde, estávamos a jantar e sempre a comentar o filme, referiu a forma tranquila e natural como a Philomena soube que o filho era gay.
Tags: cinema
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 7 comments