miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

the secret life of walter mitty

Há muito tempo que não via um filme do Ben Stiller (e com o Ben Stiller) e este The Secret Life of Walter Mitty foi uma surpresa muito agradável. Remake de um filme dos anos 40, com Danny Kaye, conta a história de um daydreamer que um dia se vê obrigado a viver as aventuras com que até aí apenas se atrevia a fantasiar.

O Walter Mitty de Stiller é responsável pelos negativos fotográficos da Life no momento em que a célebre revista de actualidades e imagens se prepara para publicar a sua derradeira edição impressa, passando a existir apenas on-line. Esta circunstância carrega o filme de alguma nostalgia, mas torna-o sobretudo o último emissário de um mundo em que a imprensa fornecia aos seus leitores a dose necessária de escapismo e aventura.

Se apenas esta circunstância seria suficiente para dar interesse ao filme, Ben Stiller recorre a uma narrativa muito inventiva e cheia de surpresas, em que os planos acumulam sinais e mensagens, ao mesmo tempo que aproveita com eficácia e humor os dois planos da existência de Walter, o real e o da fantasia, como motores da própria narrativa.

Além disso o filme tem um irresistível apelo para quem gosta de viagens e de travelogues (há uma sequência que é narrada como se fosse um diário visual de viagem), uma música belíssima e um mood muito positivo.

A cereja no topo do bolo? A presença da magnífica Shirley MacLaine, uma das maiores entre as maiores, num papel secundário, mas não tão breve que não dê para matar regaladas saudades.
Tags: cinema
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 5 comments