miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

deixa lá

Deixa lá Más novas

A editora Sextante optou por publicar em conjunto os dois primeiros volumes dos cinco que constituem a saga de Patrick Melrose, da autoria de Edward St. Aubyn, e ainda bem que o fez: se dois livros de seguida sabem a pouco, que faria apenas um! Sim, estou ansioso para ler os restantes três livros da série.

Em Deixa Lá acompanhamos um dia na casa do sul de França dos Melrose: o pai David, a mãe Eleanor e Patrick, com cinco anos, e o protagonista. O livro é a sátira mais poderosa que eu conheço à upper class inglesa (David podia ter sido primeiro-ministro; não foi, mas o verdadeiro poder não está em ser, mas em poder ser), e escrito com uma verve muito ácida e divertida. A narrativa é dominada por um acontecimento monstruoso, mas tudo é contado com a indolência perigosa de cobras venenosas ao sol.

Más Novas acompanha os dois ou três dias da viagem que Patrick Melrose, com vinte e poucos anos, faz a Nova Iorque para ir buscar o corpo do pai, que morreu inesperadamente. Um verdadeiro pesadelo em sessões contínuas, em torno das adições de Patrick a tudo o que são drogas, com a heroína e a cocaina a estrelarem a companhia. Pelo menos desde William Burroughs, nunca tinha lido nada assim tão alucinante, nos vários e mais desviantes sentidos que a palavra pode ter.

Os livros de St. Aubyn têm sido objecto de rasgadíssimos elogios, nomeadamente do Miguel Esteves Cardoso, que dedicou a Aubyn uma das suas crónicas do Público. Por uma vez o hype é inteiramente merecido. Os livros são de tal maneira envolventes que eu confesso que de vez em quando tinha de parar para limpar a cabeça e ganhar distância em relação ao tremendo impulso auto-destruidor que norteia a narrativa.

Numa das blurbs do livro, cita-se a Zadie Smith na seguinte frase: “A verve de Wilde, a leveza de Wodehouse e a acrimónia de Waugh. Brilhante!” Acho que define muito bem a escrita de Edward St. Aubyn. Acrescentaria apenas, para dar ênfase: brilhante!
Tags: edward st. aubyn, livros
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 4 comments