?

Log in

No account? Create an account

Previous Entry Share Next Entry
giuliano gemma, adeus gringo
rosas
innersmile
Leio no Público de hoje a notícia da morte de Giuliano Gemma que, nos anos 60 e 70, foi um dos protagonistas maiores do chamado western-spaghetti. Também creditado algumas vezes como Montgomery Wood, o italiano foi um dos mitos maiores do meu imaginário infantil e juvenil, nomeadamente através dos filmes da série Ringo que eu vi no cinema do pavilhão do Ferroviário, em Nampula (muitas vezes entrando à socapa, pela porta dos fundos, quando os filmes eram classificados ‘Para maiores de 17 anos’).

Pergunto-me muitas vezes se o fascínio que sentia pelo actor se devia exclusivamente às aventuras e às coboiadas, ou se, de alguma maneira implícita e subconsciente, esse fascínio também tinha a ver com a beleza apolínea de Giuliano Gemma.

Muitas vezes me entretenho a ver na net clips das velhas fitas de cowboys, rodadas na sua maioria em Espanha (e muitas delas com a música imortal de Ennio Morricone), e em particular com Giuliano Gemma. Mas sou incapaz de ver um filme do princípio ao fim, para sempre quebrado o encantamento com que os via quando tinha 10 ou 12 anos. Herói das coboiadas ou sex-symbol subliminar, Giuliano Gemma ficou lá para trás, na inocência perdida da minha infância.


  • 1
Como eu me lembro do Giuliano Gemma (nunca lhe consegui chamar Montgomery Wood). Era um homem lindo e foi dos primeiros actores a "mexer" com a minha sexualidade, embora naquelas cowboyadas, nada houvesse de erótico.
Mas chegou a ter interpretações em filmes mais elaborados.

só me lembro dele nas cóboiadas. acho que foi dos meus primeiros ídolos, vá-se lá saber porquê...

Mas sejamos justos, além de apolíneo, Gemma também participou do magnífico Il deserto dei tartari de Zurlini e do Il Gattopardo de Visconti.

mas a verdade, meu caro, é que não me lembro dele nem pelos Zurlinis nem pelos Viscontis, nem sequer pela breve participação no filme romano de Woody Allen; só mesmo pelas coboiadas hispano-italianas :)

Qual foi o filme em que o cowboy Giuliano fica cego.

Não sei responder, mas vou procurar a resposta, fiquei curioso

  • 1