miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

dans la maison (dentro de casa) (4*)

Finalmente podemos ver nas salas Dans La Maison, o penúltimo filme de François ozon, quando já estreou internacionalmente o seu mais recente, Jeune et Jolie. Gostei imenso de Dans la Maison, um filme divertidíssimo, com o toque de sátira e até uma pontinha de crueldade que é habitual no realizador, e que ainda por cima foca um tema que me agrada particularmente, que tem a ver com o papel (e o poder) da narrativa na percepção que temos do mundo real: quando contamos uma história, em particular uma história verdadeira (baseada em factos reais, como costumam anunciar os cartazes de cinema), a história que contamos é ainda a que se passou na realidade, ou é já a história que o seu narrador criou?

Em breves traços, o filme conta a história da relação entre um professor de francês, enfadado com a falta de capacidades de escrita dos seus alunos, e um aluno em quem ele reconhece potencial narrativo para se tornar um escritor. O problema é que a história que o aluno vai escrevendo e com que vai satisfazendo o apetite do professor (cita-se directamente a Sherazade das Mil e Uma Noites, cuja vida o sultão vai poupando enquanto estiver absorvido pela sua narrativa) é da família de um colega de turma, e, como se calcula, a relação entre o plano da realidade e a efabulação do relato, só pode estar destinada a criar ondas de choque.

Ozon e o seu cast excepcional conseguem manter sempre uma dose muito grande de incerteza acerca da veracidade dos factos, claramente subvalorizada em favor da sua verosimelhança, e a personagem de Claude, o aluno, é construída com uma densidade tão grande que nunca chegamos verdadeiramente a conhecer, a não ser no plano mais literário: a única coisa que Claude deseja é prender por completo a atenção do seu leitor.
Tags: cinema
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 4 comments