miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

xutos + cav

Concerto dos Xutos e Pontapés ontem no TAGV, integrado na tournée acústica, ou melhor semi-acústica, que, segundo o retorta me mandou dizer ontem em directo, se chama 'Noutra Cidade'. De realçar o facto de estas canções, despidas da muralha eléctrica com que as conhecíamos, ficarem reduzidas a um fio de energia pura, que é precisamente aquilo que as tora tão vitais. E a razão igualmente porque, tantos anos depois, continua a haver uma corrente forte que se estabelece, nos concertos dos Xutos, entre os músicos no palco e o seu público.

Inaugurou-se ontem o Centro de Artes Visuais, derivação dos Encontros de Fotografia e que os autonomiza, ou pelo menos formaliza essa autnomização do CEF da AAC, dando-lhes a dignidade institucional que eles sem dúvida já mereciam. O espaço, o Colégio das Artes no Pátio da Inquisição está esplendorosamente recuperado, ou melhor, reconstruído, aliando, na medida justíssima, a elevada carga histórica do espaço com a função, não apenas expositiva, do CAV.
A inaugurar, uma exposição colectiva com a prata da casa (usar o termo "prata da casa" é particularmente feliz quando falamos de fotografia!), dedicada a Coimbra. Entre muitos outros, Molder, Nozolino, Joel-Peter Witkin. Eu lembrava-me da maior parte das coisas expostas de edições antigas dos Encontros, mas havia também novidades, ou pelo menos, coisas de que não me lembrava. Impressionaram-me muito as fotos de Debbie Fleming Caffery dado o seu elevado poder narrativo [uma das coisas que eu gosto muito em fotografia, como a nossa querida singingsmile sabe ;)], o despojamento clássico do trabalho da Inês Gonçalves, e o painel que Augusto Brázio fez no Ingote: um conjunto de retratos fortíssimo, de uma intensidade muito grande, carregados de simbologia e de leituras mas, formidavelmente, completamente despojados de qualquer juízo, ou mera curiosidade, moral, como se o fotógrafo nos dissesse "fiz o meu trabalho, agora tomem lá, olhem e vejam".

Estou cheio de vontade de ver Chicago (oh!, so gay!), a versão filmada do musical de Kander/Ebb, que é o meu musical preferido ou não o tivesse já visto 3 vezes! (told you so) Vi o cd com a banda sonora à venda e naturalmente tive de comprar (e passa a ser a 3ª versão do score cá em casa!). Para além das canções que vieram do musical, dois "scores" espectaculares do Danny Elfman e uma versão r&b do Cell Block Tango pela Queen Latifah, Lil' Kim e a Macy Gray. A avaliar pelos desempenhos vocais, as prestações da Catherine Zeta-Jones como Velma Kelly e da adorável Renée Zellweger como "Foxy" Roxie Hart estão no ponto. A ouvir o cd, ainda aumenta mais a vontade de ver o filme. Que, apesar de tudo, estreia já para a semana!
Tags: concertos, exposições
Subscribe

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • I wanted to dance

    Há já algum tempo cruzei-me com um poema de Allen Ginsberg de que gostei muito, e que me ficou na memória. Há uns dias, a propósito de uma leitura,…

  • papa-figos

    Vi um documentário sobre o Armistead Maupin e apeteceu-me tentar reler o livro Tales Of The City, tantos anos depois. Como é um livro que…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 3 comments