miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

taprobana, ida e volta. 6/12

26.3.2013 (terça-feira)
O rochedo de Sigiriya é um maciço rochoso com cerca de 200 metros de altura, em forma de mesa ou de dosro de leão deitado, com as encostas cortadas a pique, que faz lembrar vagamente Ayers Rock, na Australia, ou a Devils Tower do filme Close Encounters. Na mesa do rochedo há ruínas de uma fortaleza e de um palácio real. É a maior atracção turistica do Sri Lanka, não só por causa dos sítios arqueológicos, mas também pelo desafio da subida: mil e tal degraus cortados na pedra, sob um sol escaldante. Conclusão: juntei-me a um casal de pessoas mais idosas que faziam parte do grupo e ficámos os três cá em baixo, a conversar e a beber coca-colas fresquinhas, durante as três horas que os outros demoraram a ir lá acima e voltar!

Depois do almoço (num restaurante curiosamente chamado Aralyia), fomos visitar Polonnaruwa, que disputa com Anuradhapura o primado pelas ruínas históricas mais importantes do Sri Lanka, embora esta cidade Polonnaruwa seja muito posterior, da idade imediatamente pré-colonial.

Os sítios arqueológicos são muito interessantes, e muito bem arrumados numa parque de extensão imensa, podendo os visitantes escolher todos ou apenas alguns dos monumentos. Para além do núcleo central, com o Palácio Real de um lado e as piscinas do outro, e depois fomos visitar o Gal Vihariya, que adorei. Um conjunto de 4 estátuas do Buda, dois sentados, um de pé e um deitado. As estátuas são muito bonitas, a pedra e as marcas da erosão parece que dão vida às esculturas, os rostos são perfeitos. Foram, até agora, as estátuas do Buda de que mais gostei, e o lugar onde me apeteceu passar mais tempo. Naturalmente, a visita ao lugar onde estão as 4 estátuas teve de ser feita de pé descalço.

DSC06961

DSC06966

DSC06968

DSC06988

DSC06993

DSC06996

DSC07003

DSC06939

DSC06940

DSC06941
Tags: fotos, viagem
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments