miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

vento sudoeste

vento-sudoeste

Mais um livro de Luiz Alfredo Garcia-Roza, com o meu muito dilecto Delegado Espinosa, e mais uma gentileza do meu amigo Bruno, que me tem alimentado a colecção com as belíssimas edições da brasileira Companhia das Letras . Como sempre nos livros do autor, a cidade do Rio de Janeiro é a verdadeira protagonista da história.

Quanto à trama, nota-se neste terceiro volume da série a vontade do autor em se afastar do dispositivo mais clássico do género. Durante parte significativa do livro nem sequer há crime, mas apenas a confissão de um homem que é convencido de está prestes a praticar um assassinato, e que procura a ajuda de Espinosa. Quanto ao desenlace, Garcia-Roza comete o requinte que é dar-nos duas soluções, e deixar-nos a tarefa de, seguindo o raciocínio de Espinosa, escolhermos entre a oficial ou aquela que dita a intuição do delegado.

Mas como sempre, o mais importante é a cidade, como referi, e o próprio ambiente do romance, a reverberação da cidade no mood dos seus habitantes, e a humanidade do seu protagonista, feita em doses iguais de pragmatismo policial e da sensibilidade de quem prefere a literatura à vida real.
Tags: garcia-roza, livros
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 4 comments