miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

a realidade agora é possível

A realidade agora é possível. É possível as ruas. É possível o chão, que podes pisar agora sem a incerta impressão de que pisavas apenas diáfanas memórias. É possível entrares agora num automóvel e conduzires ao sabor. Ires por onde te guia. Saberes que por aqui vais para, e por ali vais para. Que por aqui é a casa daquele e por ali aquela casa. Tudo, mesmo não estando presente, te é agora familiar ou estranho, mas é. Sabes que a realidade é agora possível, e existe. Respiraste o ar e aspiraste o odor que das avenidas se desprende. Voltaste à casa e sabias os lugares, sabias que ali, e que ali.

Deste a volta aos anos, e voltaste à realidade. Foi fugaz, é certo, mas mesmo o breve, sendo-o, deu-te um sentido, completou-te, tornou-te no que sempre foste, no que sempre tinhas sido, mesmo que não o soubesses, ou mesmo que embora o não soubesses. Afinal estavas ali. Era ali que perduravas. Passaste à porta de um lugar e perguntaste-te se seria ali. Mas mesmo a dúvida era mais certa que todas as certezas que tiveste até ali.

Voltaste, pois. E voltaste agora. Estás de regresso do regresso. Mesmo que tenhas voltado ao ponto de partida, que tinha sido ponto de chegada, voltaste chegado. Sabes agora. Reconstruíste, completaste e voltaste agora. A realidade, sim, voltou a ser possível, e a ter um lugar, e uma morada.

Sabes que há agora um último olhar depois do último. E que é nesse.
Tags: poemas
Subscribe

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • leituras

    Down There on a Visit é um dos livros do Christopher Isherwood de que mais gostei, e já li alguns. Como nas suas obras mais populares, também este…

  • I wanted to dance

    Há já algum tempo cruzei-me com um poema de Allen Ginsberg de que gostei muito, e que me ficou na memória. Há uns dias, a propósito de uma leitura,…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 7 comments