miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

trabalhos e paixões de fernando assis pacheco



Mais do que uma biografia, Trabalhos e Paixões de Fernando Assis Pacheco, que de resto se assume como uma crónica biográfica, é uma evocação da vida, mas sobretudo do carácter, da convivialidade e da joie de vivre, do jornalista e escritor. Há uma simpatia explícita, e explicitada, por parte de Nuno Costa Santos em relação à figura de Assis Pacheco, que torna a leitura do livro num gesto agradável, mas que sabe a pouco para quem vinha por mais.

Mas admito que isso seja uma injustiça. Não sei se seria possível construir uma biografia da vida e obra de Assis Pacheco que fosse mais ambiciosa do que este retrato de Nuno Costa Santos. E suponho que aquilo de que precisávamos não era tanto de ler sobre o Assis Pacheco, mas de o ler a ele. Tanto quanto julgo saber, havia uma plano para seleccionar, reunir e editar muita da sua produção jornalística. Creio que foi a Asa que ainda publicou um volume de entrevistas, sensivelmente por altura em que saíram as Memórias de Um Craque e Respiração Assistida.

Se calhar é disso que temos saudades, de ler a prosa (e a poesia, claro) rica e espraiada de Assis Pacheco, de sempre aprender com ele, se mais não fosse, a ver de outra maneira, com um olho na ironia e outro na ternura. E por isso é injusto dizer que o livro de Costa Santos soube a pouco. Trouxe-nos de volta o convívio com Assis Pacheco, e isso é incomensuravelmente muito.
Tags: assis, livros, nuno costa santos
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments