miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

um ano

Um ano depois, mantém-se intacta a sensação de incredulidade. Só podemos ficar assim tão absolutamente incrédulos perante o absoluto, perante aquilo que somos nós, elevados à nossa maior potência. Quando tocamos o impossível, o inimaginável, o céu infinito. A tragédia é que os nossos encontros com o absoluto dão-se sempre com a sua face de horror.

2 notas:
- Os artigos de opinião de Miguel Sousa Tavares são cada vez mais indispensáveis: lúcido, descomprometido e honesto, MST consegue dizer aquilo que parece óbvio, precisamente porque ele pode enunciar as verdades mais simples. Mesmo quando não se concorda com a sua opinão, os seus pressupostos e os seus fundamentos são sempe sérios e sensatos, razoáveis e emotivos. O seu artigo de hoje, no PÚBLICO, diz a meia-dúzia de verdades que são essenciais sobre o 9/11 e sobre a Europa pós 9/11, e que a generalidade das cabeças "bem-pensants" não sabe ou não é capaz de dizer.

- Dois irmãos franceses, cineastas, Jules e Gedeon Naudet, decidiram fazer um documentário sobre os bombeiros. Centraram o seu filme numa Fire House da baixa de Manhattan, e escolheram para protagonista e fio condutor um bombeiro novato. Durante uma saída de rotina, Jules filmou o embate do primeiro avião na torre norte do WTC e acompanhou o primeiro grupo de bombeiros a entrar no edifício, onde permaneceu até ao limite da sorevivência, ou seja até depois da outra torre, a sul, ter desabado. Na estação, o irmão Gedeon viu na TV os embates, pegou noutra câmara e andou a filmar toda a zona envolvente do WTC. O filme que resultou de todo esse 'footage' intitula-se 9/11, e são perto de 2 horas cortantes, em que a respiração se suspende. Passa hoje na SIC (canal 3 e SICNotícias, onde, muito provavelmente, irá repetir nos próximos dias). É a prova de que o que eu escrevi aí em cima é só parcialmente verdade. Falta acrescentar que é quando vemos a face de horror do absoluto, que o absoluto mostra também a sua face mais radiosa e redentora.
Tags: cinema
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 8 comments