miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

na guatemala.4

6.4.09
A manhã começou com um passeio de lancha pelo lago Atitlán, um lago vasto e profundo que nasceu da explosão de um vulcão. Fomos até ao outro lado do lago, a Santiago de Atitlán, uma aldeazinha situada a sudoeste do lago, numa pequena reentrância em forma de ferradura, que fica entre três vulcões: mesmo em frente do cais, do outro lado da nesga de água, o San Pedro, atrás da aldeia, os vulcões Taliman e Atitlán. O mais imponente dos enquadramentos, para um pueblo pequeno e modesto.

Visitámos a igreja, que estava a ser limpa pelos aldeões, pendurados em incertas escadas de madeira a lavar as paredes. As imagens dos santos embrulhadas em plásticos, a darem um tom surreal aos altares. A seguir os miúdos da aldeia, a troco de alguns quetzales, foram, estrada acima, mostrar-nos a casa onde está o Maximón, uma das principais divindades pagãs da cultura maya, e exemplo do sincretismo religioso que permite a estes deuses pagãos a entrada nas igrejas católicas: ontem, na igreja de Chichicastenango, havia um altar com a figura do Maximón. Fomos encontrá-lo no terreiro de uma casa, ladeado por dois homens que lhe dão de beber e de fumar, a cobrar mais quetzales quer pela entrada no terreiro quer pelas fotos que se tirem. Eu tirei uma, à socapa, da janela da rua.

Visitar a Guatemala nesta altura do ano tem a desvantagem de haver uma alteração uma grande à normalidade, por causa das férias da semana santa, nomeadamente com os museus e grande parte do comércio fechados. Mas tem a incomparável vantagem de podermos assistir à intensidade e ao espectáculo das celebrações religiosas da Páscoa, tal como é vivida por estas pessoas, com o pagão a cortar e a moldar o religioso.

Ainda em Santiago comprei uns pantalones típicos, uma espécie de bermudas, brancas com riscas vermelhas, que terminam com um esfuziante bordado com pássaros, e também a faixa para cingir a cintura. Paguei uma pipa de massa por uma coisa completamente inútil, um disparate, mas desde que cheguei e vi alguns homens com estes calções vestidos, meti na cabeça que tinha de comprar uns. Só uns vinte minutos depois de ter saído da loja é que me bateu que tinha acabado de deitar fora quase cem euros...

As viagens de barco pelo lago são formidáveis. Nas margens, gigantescas montanhas vulcânicas esmagam e enaltecem. A água tem uma cor escura, mas pura e cristalina, e fresca sem ser fria, que chama ao mergulho. Um lençol tranquilo, que convida à descontracção, à paz, à reflexão.

Regressámos a Panajachel para almoçar e depois arrancámos de regresso à cidade de Guatemala. A viagem não foi feita pela estrada interamericana de ontem, mas por uma secundária, muito sinuosa, a contornar as vertentes agrestes e abruptas das montanhas. Como a estrada fica fora dos roteiros turísticos, tivemos de fazer parte da viagem com escolta policial.
Já à chegada a Guatemala houve um incidente mesmo à frente do nosso autocarro: dois cães completamente desorientados meteram-se no meio do tráfego infernal da auto-estrada e, claro, um deles foi atropelado e provocou um acidente entre o carro que o atropelou e uma motocicleta. O condutor da motocicleta deu uma cambalhota mas não pareceu ter-se magoado muito. O carro desapareceu, mesmo sem para-choques traseiro. Claro que eu não olhei, para não ver e ficar marcado pela imagem do acidente, mas mesmo assim impressionou-me olhar para os cães e perceber que iam morrer logo a seguir.











Tags: viagem
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments