miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

o leitor



Tenho posto aqui citações de um livro que me emprestaram e que eu li em dois tempos: O Leitor, da autoria do escritor alemão Bernhard Schlink. O livro divide-se em três partes, relatando a primeira o encontro entre um rapaz de 15 anos e uma mulher de 36, revisora nos eléctricos. Tornam-se amantes, e as suas tardes de amor depressa assumem uma rotina: encontram-se, ele lê para ela em voz alta, ela dá-lhe banho, fazem amor, e descansam deitados ao lado um do outro. A mulher desaparece inesperadamente, para reaparecer anos depois, como uma das rés de um julgamento de ex-guardas de um campo de concentração. O rapaz, então estudante de direito, assiste ao julgamento, que vale a sua antiga amante uma pena de prisão perpétua. A segunda parte do livro descreve o julgamento. A terceira é ocupada com o relacionamento entre os dois após a condenação.
Gostei imenso do livro que, quase em cada linha, nos levanta problemas e dilemas morais, criando de tal modo as situações que é impossível fazer juízos levianos e maniqueístas. Acrescenta, além disso, uma reflexão intensa sobre o que foi o processo da Alemanha, que durou gerações (e ainda dura?), aprender a lidar com as feridas profundas do nazismo.
E se o tema é grave e sério, o estilo da escrita nada tem de pesado, os capítulos são muito curtos, pelo que o livro se lê com rapidez. Mais, com avidez e interesse.
Tags: bernhard schlink, livros
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments