miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

o novo mayor de londres

O desastre do Partido Trabalhista nas eleições locais inglesas (e galesas) do passado dia 1 de Maio ainda foi pior do que as piores previsões. Os jornais ingleses falam na maior derrota Labour em 40 anos. Quem diria há apenas dois anos, com um Partido Conservador em sérias dificuldades em acertar com a estratégia, que um resultado destes seria possível? Esta é uma lição que não devem esquecer os partidos que estão no governo com maiorias confortáveis e que pensam que lá porque os partidos da oposição parecem esfrangalhados tudo são favas contadas.

Quanto a Londres venceu, como era previsível, o Boris Johnson, com 42% dos votos. O Red Ken, com 36%, sai de cena com a apesar de tudo consolação de que esta derrota será mais do Labour do que sua. O meu candidato a mayor, o Brian Paddick, dos Liberais-Democratas, teve uns decepcionantes 9%.

Que apesar de tudo a política inglesa não é bem a mesma coisa, mostra-o o modus operandi das noites eleitorais. Como as eleições são nominais, ou seja escolhe-se um candidato em concreto e não um cabeça de lista, todos os candidatos se reúnem no mesmo lugar para ouvirem um speaker anunciar os resultados e proclamar os vitoriosos. Seguem-se os discursos, ali, feitos ‘na cara’ uns dos outros. Parecendo que não, ajuda a elevar o nível, e torna a política um assunto de cavalheiros. Ontem nos discursos o Boris fez o elogio do Ken Livingstone, agradecendo-lhe o facto de ter definido o perfil da figura do mayor da cidade, a sua dedicação à cidade, e a sua liderança quando foram os ataques bombistas de Julho de 2005. Mandou uma alfinetada irónica ao elogiar-lhe o nervo exuberante com que lida com os adversários, especialmente os do New Labour. E terminou o elogio ao seu adversário derrotado afirmando esperar que seja encontrada uma forma de garantir o contributo para o governo da cidade do ‘amor transparente’ de Ken Livingstone por Londres. Percebem a diferença?
Tags: londonlondon
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 3 comments