miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

lusitania playboys

Tenho andado, nestas duas últimas semanas, verdadeiramente deliciado a ouvir Lusitânia Playboys, o mais recente cd dos Dead Combo. Não era um desafio fácil, pois os DC estavam a ficar com um som muito marcado, e muito fechado dentro de si próprio, que corria o risco de enquistar numa fórmula. A proposta foi apontar noutras direcções, juntar colaborações, incorporar mais referências musicais tradicionalmente portuguesas, e acentuar a versão cinematográfica de uma música que já tinha aquele toque de ser feita de bandas sonoras à espera de filmes por fazer.
O resultado é festivo, divertido e arriscado, sendo alguns dos maiores riscos, e os mais surpreendentes, os temas que precisamente mais nos entusiasmam. Para falar com franqueza, só acho que há dois pormenores menos conseguidos: um é o das sonoplastias, que, percebo, ajudam a caracterizar ambientes, mas têm de ser usado sempre com muita parcimónia; e o outro é o recurso, em duas ou três faixas, a um certo universo sonoro da banda desenhada, que eu acho que força a nota da referência cinematográfica.
Mas nada disto retira valor e sobretudo gozo ao cd. É interessante ver como um projecto que, tanto quanto julgo saber começou quase como uma brincadeira, como um projecto lateral, se tornou tão coerente e produtivo.
Na noite de quarta-feira os DC apresentaram um showcase na Fnac de Coimbra que foi interessante (apesar de eu só ter ouvido, era tanta gente que não dava sequer para entrar no espaço do café) porque mostrou como esta proposta de temas mais 'arranjados' se mantém extremamente fiel à essência da música dos DC, e os temas, despidos à formação do duo, são tão bonitos e entusiasmantes como no disco.
A edição que eu comprei do cd traz de bónus um dvd com um documentário tipo making of, um concerto no Maxims e vários clips. Não sou grande entusiasta desta moda de os cds trazerem agarrada muito bugiganga que serve só para agitar o marketing, mas reconheço que este conjunto de extras é perfeito e, mais do que uma técnica de vendas, parece mesmo resultar de uma vontade de dar uma prendinha aos fãs da banda.
Tags: música
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 5 comments