miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

calcanhotto

Tenho estado a ouvir muito Maré, o último cd da Adriana Calcanhotto. Sou grande fã da Adriana desde um dia (ok, uma noite) em que ela veio dar um concerto gratuito em Coimbra, e a que eu só fui pela companhia, pois nunca tinha ouvido falar nela. E foi um coup de foudre, fiquei apaixonadíssimo pelo talento particular que a Adriana tem em construir canções que são simultaneamente inteligentes e emocionais, cerebrais e líricas. Claro que no seguimento deste concerto (e desde aí já assisti a pelo menos mais um dela) tenho comprado todos os seus discos, e há canções e versos da Adriana que estão sempre presentes, e nos ajudam a perspectivar as coisas. Dizer «eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que não sei o nome» não é simplesmente cantarolar uma canção da Adriana, é muito mais, é afirmar um maneira de estar (ou de gostar de estar) no mundo e na vida, é dar nome a sentimentos que temos e que não conseguimos definir.

Agora, depois de muitos anos sem novas canções, Adriana Calcanhotto lançou Maré, um disco pequeno e simples, quase leve, que seria etéreo se não fosse marítimo, mas que, como os licores ou as essências, se apresenta como uma depuração. São onze canções, todas relacionadas com o mar (Adriana afirma que este é o segundo trabalho de uma trilogia começada com Maritmo, um disco de 1998), com produção de Arto Lindsay (que, a propósito, também já vi actuar ao vivo em Coimbra), e o suporte instrumental dos músicos do projecto +2 (com quem Adriana fez a digressão +Ela) para além de colaborações prestimosas como as de Marisa Monte ou Gilberto Gil.

Vale a pena dar uma espreitadela ao site de Adriana Calcanhotto (em http://www.adrianacalcanhotto.com/), apesar do site ainda estar em construção, sobretudo para ler a espécie de blog que está no link ‘Pelos Mares’. Já agora, pela agenda ficamos a saber que a Asdriana vai estar em Portugal em Maio para uma série de concertos em Lisboa, Porto, Torres Novas, Guimarães e Ponta Delgada.
Tags: calcanhotto, música
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 1 comment