miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

lena d'água, sempre

O jornal Público começou este fim-de-semana a distribuir uma nova colecção de cd’s com música portuguesa. O cd que vinha com a edição de hoje era dedicado à música portuguesa de hoje e de amanhã, e trazia, para além de êxitos recentes do hip hop (sem dúvida a área onde hoje se faz alguma da melhor música portuguesa feita por gente jovem), algumas antecipações de discos que vão sair em 2007.
Estava eu distraidamente a ouvir algumas das propostas quando de repente começa a tocar a Lena d’Água a cantar A Noite Passada, do Sérgio Godinho. Uma versão muito jazz, e, depois de procurar a escassa informação relativa à gravação no encarte do cd (muito lixo não informativo, e nem ao menos a informação sobre a autoria da canção, o que me parece verdadeiramente indesculpável, para mais numa edição que se pretende antológica do que de melhor a música popular portuguesa produziu nos últimos 50 ou 60 anos), concluí que faz parte de um cd gravado ao vivo pela Lena no Hot Club.
Só vos digo que é arrepiante. Eu parei o que estava a fazer e fiquei ali a ouvir, de lágrimas nos olhos, perante a força intensa e a fragilidade imensa da interpretação da Lena d’Água. A Lena é uma das melhores cantoras portuguesas e tem tudo o que é preciso: voz, talento, sabedoria, experiência, vida, tudo o que é preciso para fazer grandes canções.
Infelizmente em Portugal não há escritores e compositores a produzir material para os intérpretes (ou antes, há mas é apenas na área da música pimba), e por isso muita gente, sobretudo muitas vozes femininas, passam ao lado de grandes carreiras por terem tão pouco material disponível. A Lena d’Água é um desses casos, mas é da mais elementar justiça reconhecer que a Lena sempre se esforçou, ao longo dos últimos cerca de 30 anos, por fazer uma carreira séria, digna, esforçada, sem cedências ou compromissos.

Fui ver ao blog da Lena d’Água, e o disco vai-se chamar Sempre, sai em finais de Abril próximo, tem um alinhamento lindíssimo e músicos do melhor jazz que se faz por cá. A avaliar pela amostra de hoje, vai ser um disco imperdível, daqueles para guardar para Sempre.
Tags: música
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments