miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

de amor e de sombra

Um dos preconceitos que tenho é em relação a best-sellers. Quando começa aquela onda de haver um livro que toda a gente está a ler, a minha tendência é para nem chegar perto. É um preconceito idiota, é verdade, e que só funciona em relação aos livros. Se se tratar de um filme, por exemplo, vou logo na primeira ocasião a correr para a fila.
Talvez tenha sido este preconceito que me manteve afastado, durante tantos anos, dos livros da Isabel Allende. Aliás, começou pelo facto de, tanto quanto me lembro, eu não ter achado grande piada ao filme A Casa dos Espíritos (a única coisa excitante que me lembro do filme é que havia um plano onde apareciam as Amoreiras!)
Há poucas semanas, uma grande amiga minha intimou-me a ler um livro da IA, por se tratar da sua autora preferida. Eu e essa minha amiga partilhamos um grande gosto pela leitura e os livros são um dos nossos interesses comuns. Emprestou-me um dos primeiros livros da escritora, De Amor e de Sombra, ainda por cima numa edição já velhinha, em que o papel tem um cheiro delicioso.
Faltam-me poucas páginas para terminar o livro, e estou a gostar bastante. Acho que a autora tem evidentes capacidades romanescas, grande facilidade em caracterizar personagens e situações, e a escrita é simples e ligeira.
Mas o que mais estou a gostar do livro é mesmo a história, ou melhor, não tanto a história em particular do casal de protagonistas, mas o fundo político em que a história se insere e que a marca em definitivo. Na minha opinião, o grande mérito da autora é conseguir transmitir a atmosfera pesada e insegura que se vive sob regimes totalitários, dar-nos a experimentar o travo amargo de um quotidiano dominado pela ameaça, pelo medo e pelo segredo. São muito vívidas as impressões transmitidas pelo livro, provocando mesmo, graças ao poder sugestivo da escrita, uma certa perturbação.
Tags: livros
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 10 comments