miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

Lj

Li um dia destes numa entrada do arquivo do diário do Macaco (que tenho andado a ler meticulosamente; o diário dele tem, em relação ao da Dee, a vantagem de não ser tão perfeito, tão consistente, e por isso mais fácil de acompanhar; a prova de que, muitas vezes, o óptimo é inimigo do bom, e de que a perfeição envolve muito sacrifício e esforço), que ele mantém dois diários: um privado, escrito mecanicamente, e o que está on-line, que é público; e de que havia coisas que só cabiam no diário privado.
Precisamente para evitar este tipo de dilema é que decidi não contar a ninguém dos meus conhecimentos da existência deste diário. Essa a única forma de garantir que ele continua a ser um espaço de liberdade, como já era antes de eu ter descoberto este site para o por ao léu. Claro que, mesmo num diário privadíssimo, somos sempre condicionados pela mera hipótese de alguém, algum dia, ler o que escrevemos, e isso provoca sempre uma espécie de auto-altero-censura.
A literatura é do domínio das coisas públicas, ou seja, pressupõe sempre um interlocutor que seja outro em relação ao seu autor. Aí se situam muitos dos diários escritos por personalidades públicas, escritores ou políticos, cuja natureza confessional é sempre um disfarce para garantir maior eficiência na forma como o discurso, ou melhor, a mensagem, atinge o outro.
Mas qualquer acto de escrita, mesmo o mais íntimo, o mais privado, o mais secreto, é sempre uma forma de negar a morte, de aspirar a uma qualquer forma de imortalidade, que só se atinge através dos outros. Por isso, quando escrevemos, fazemo-lo, ainda que de uma forma muito mediatizada, sempre para um outro, sempre na suposição de que vai haver um leitor.
So what? Só para dizer que este diário, que já era condicionado (ou mesmo justificado, de acordo com o que foi dito) pela mera hipótese de alguém o ler, tornou-se, nesta versão exposta, menos aberto (no sentido em que falamos de uma ferida aberta), mais condicionado. E, de alguma forma, menos sincero
Tags: caro diario
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 4 comments