miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

the constant gardener + broken flowers

Hoje fui ao Porto ter com a M. para ver filmes.

O primeiro que vimos foi The Constant Gardener, o Fiel Jardineiro, do brasileiro Fernando Meirelles (o realizador do aclamado ‘Cidade de Deus’), e baseado no romance de John le Carré. Gostei bastante, achei que o filme está muito bem construído, criando o tipo de ambiente que associamos ao universo de le Carré. A essa eficácia também não é alheia a interpretação no ponto certo do Ralph Fiennes. O filme capta ainda muito bem o que é a vida nas grandes urbes africanas, aquele movimento constante, uma dureza, mas ao mesmo tempo uma alegria, que, mesmo em imagem, quase que se pode cheirar.

O outro filme visto foi o brilhante Broken Flowers, do agora muito raro Jim Jarmusch, com o não menos brilhante Bill Murray (mesmo quando tempos a impressão de que BM se limita a fazer de BM!) O filme está feito com uma simplicidade desarmante que serve muito bem a história, e sobretudo o tipo de clima que se pretende criar, assim uma espécie de ‘americana’ construída sobre muita ironia mas também ternura. Jarmusch olha para a outra América, aquela mais de dentro, aquela que erigiu o consumo e o disposable numa forma de cultura, e que preserva toda a inocência, toda a ingenuidade e todo o kitsch. Ou então não é nada disto, mas apenas a história simples de um ladies man a braços com o fantasma de um filho que ele não sabe se teve. Nem nós, de resto, e esse final em aberto é, de certo modo, a caução de que o cinema é pura diversão, é fantasia, é contar a vida pelo seu lado mais risível e comezinho. Grande filme, por isso.

E já que o dia era de cinema, aproveitei e comprei o cd com a banda sonora do Corpse Bride, e dois dvds: Quaresma, o derradeiro filme de José Álvaro Morais, e o musical Hello Dolly, de Gene Kelly e com a Barbra Streisand, o Walter Mathau e o Louis Armstrong.
E cheira-me que antes do ano acabar ainda vai haver mais cinema, que até ao lavar dos cestos ainda há a sessão da meia-noite.
Tags: cinema
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 4 comments