miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

nothing to do today but smile

Ontem aconteceu uma coisa engraçada: comecei a ver o dvd de Garden State, o filme escrito, realizado e protagonizado pelo Zach Braff, e que eu não tinha visto em cinema; pouco depois do filme começar, numa das cenas de Andrew 'Large' a seguir ao funeral da mãe, bateu-me que o filme me fazia lembrar as canções de Simon & Garfunkel – não era só a banda sonora com muitas guitarras dedilhadas, mas o próprio ambiente do filme, o tom ao mesmo tempo frio e cerebral, mas também emocional, a mistura de drama, humor e ironia, tudo isso remetia para o universo das canções de Paul Simon. Pois bem, já perto do final, na cena da pedreira depois de Andrew, Sam e Mark saírem da casa do barco, ouve-se mesmo uma das minhas canções preferidas de Simon & Garfunkel, e uma das que eu considero mais ilustrativas desse universo especial, precisamente a ‘The Only Living Boy in New York’.
De resto, gostei bastante do filme, que é uma história bem contada, ou seja contada com graça e garra, sobre um tipo que tem uma ferida emocional, e essa ferida o torna frio e distante do mundo, e de como, a propósito da morte da mãe, volta de novo a sentir: a sentir a vida e a sentir-se a si próprio.

Claro, estas noites de Agosto não dão para fazer mais nada a não ser ver dvd’s, e eu aproveito para ir vendo alguns dos filmes que falhei nas salas. Na véspera, tinha trazido o Super Size Me, o filme que o Morgan Spurlock fez documentando a experiência a que se submeteu de apenas comer no McDonald’s durante trinta dias. Achei o filme divertido e bem feito, mas não gostei muito de uma certa agenda política que achei um pouco sobrecarregada.

Apesar de com certeza já ter posto a letra da canção aqui no innersmile, vale sempre a pena recordar (e cantarolar) essa canção extraordinária que é The Only Living Boy in New York, do Paul Simon:

Tom, get your plane right on time.
I know your part’ll go fine.
Fly down to Mexico.
Da-n-da-da-n-da-n-da-da and here I am,
The only living boy in New York.

I get the news I need on the weather report.
I can gather all the news I need on the weather report.
Hey, I’ve got nothing to do today but smile.
Da-n-da-da-n-da-da-n-da-da here I am
The only living boy in New York

Half of the time we’re gone but we don’t know where,
And we don’t know where.

Tom, get your plane right on time.
I know you’ve been eager to fly now.
Hey let your honesty shine, shine, shine
Da-n-da-da-n-da-da-n-da-da
Like it shines on me
The only living boy in New York,
The only living boy in New York.
Tags: cinema
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments