miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

mo mowlan

Há poucos dias foi Robin Cook, hoje foi a Mo Mowlan que morreu. Dois dos nomes mais carismáticos que ajudaram a construir a fama e o sucesso do governo New Labour, de Tony Blair, após a emocionante vitória eleitoral de 1997.
Para sempre o nome de Marjorie 'Mo' Mowlan vai estar ligado às conversações de paz que liderou, quando foi Secretária (ou seja, Ministra) para a Irlanda do Norte, no primeiro gabinete de Blair, e que culminaram com os famosos Acordos de Sexta-feira Santa. Há poucos dias atrás, os jornais noticiaram o abandono da luta armada por parte do IRA, mais de sete anos depois desse acordo inicial, o que prova bem a dificuldade e a complexidade do processo de paz na Irlanda do Norte, e dá ainda mais relevo ao importantíssimo papel fundador dos acordos de 1998.
Mas Mo Mowlan não faz apenas parte da História, também a pequena história regista os seus gestos e os seus esforços, desde a polémica visita aos prisioneiros do IRA da prisão de Maze (com os quais, insistiu ela, foi apenas falar: não negociar, não fazer acordos, 'just talk'), até ao episódio de, durante um momento particularmente tenso e de impasse numa reunião, ter tirado a peruca num gesto de desespero, na verdade para quebrar o ambiente. Na realidade, com esse gesto simbólico, assumiu ainda outra dimensão da sua extraordinária personalidade: durante todo o processo, Mo Mowlan fazia tratamento contra um tumor cerebral, que lhe provocou o aumento de peso e a queda de cabelo que, durante algum tempo, serviu aos habitualmente cruéis tablóides britânicos para gozar com a sua figura.
Foram essas duas coragens, a política e a pessoal, que lhe granjearam o respeito dos ingleses e dos irlandeses. Mas foi a sua 'straight-fowardness', o humor, a proximidade em relação às pessoas, a facilidade em falar com as 'everyday people', as pints bebidas no pub, a falta de pose, a simpatia, tudo isso, que a tornaram acarinhada e querida pelo público, mesmo quando em 2001, cansada pela doença (e também por algum backstabbing, dizem as más línguas, já que se estava a tornar mais popular do que o primeiro-ministro), se retirou da política.
Slainte!, Mo.
Tags: obituário
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 1 comment