miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

o fim do ballet gulbenkian

Dia tristíssimo para a cultura portuguesa: ouvi há pouco na rádio que a Fundação Gulbenkian anunciou em comunicado a extinção do Ballet Gulbenkian, com a suspensão imediata de todas as actividades.
A primeira vez que vi o BG foi igualmente a primeira vez que vi um espectáculo de ballet, em finais dos anos 60, quando o pavilhão do Ferroviário de Nampula se transformou para acolher a digressão pelo ‘ultramar’ da companhia. Já em Coimbra, o BG foi durante muitos anos um dos raros oásis no deserto cultural da cidade. Foi com o BG que aprendi a gostar de dança contemporânea. Foi com o BG que vi coreografias dos maiores coreógrafos, portugueses e estrangeiros. O BG era assim uma espécie de património nosso, fazia parte da nossa bagagem, do nosso percurso de espectadores e amantes da cultura, em especial da dança.
Não faço ideia das razões que levaram a Fundação a esta decisão. Não faço ideia se as repercussões desta decisão no panorama da dança nacional serão muito graves ou apenas sérias. Em Portugal há muitos coreógrafos e muitas companhias e muitos bailarinos a trabalhar. Suponho, ou pelo menos espero, que assim continuem. E que a dança em Portugal consiga ultrapassar esta infelicidade. E que tudo o que haja a lamentar deste cair do pano do BG seja mesmo a melancolia de algumas das nossas melhores recordações.
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 17 comments