miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

as mãos dos pretos

Uma das coisas que me dá um gozo muito particular, é que grande parte das visitas, a maior parte mesmo, ao blog À Sombra dos Palmares, chega lá através de pesquisas nos motores de busca da net. E isso dá-me muito prazer porque sinto que, desse modo, o blog torna-se assim uma espécie de caixa de tesouros, uma moringa de água fresca onde se podem dessendentar todos os sequiosos da poesia de Moçambique.
De modo que de vez em quando, até para exercício de vaidade pessoal, lá vou eu ao contador de visitas conferir os endereços que referenciaram visitantes para o blog. Ontem um dos visitantes do À Sombra dos Palmares chegou lá porque pesquisou no Google "porque as mãos dos pretos são brancas", e o primeiro resultado que o Google deu foi a entrada no blog com o conto do Luís Bernardo Honwana, As Mãos dos Pretos, um dos contos mais bonitos e comoventes dessa pequena obra-prima quase esquecida da literatura em língua portuguesa que é 'Nós Matámos o Cão Tinhoso' (está editado aí, creio que pela Afrontamento, aparece muito naqueles restos das feiras do livro, basta pegar). Foi um dos primeiros textos que eu transcrevi para o À Sombra dos Palmares, em Setembro de 2003 e tem o número vinte e três (neste momento faltam poucos para o cento e cinquenta).
Até me deu vontade de chorar! Fiquei comovidíssimo. Como é óbvio, desconheço em absoluto as razões que levaram alguém a pesquisar a net com tal questão. Mas comove-me que a resposta que a net lhe devolveu seja esse conto admirável que, com uma simplicidade desarmante, humilde e ternurenta, expõe a irracionalidade do racismo. E enche-me o peito de orgulho, que querem?, que tenha sido eu, com estas mãos por acaso brancas, a lá pôr a resposta, a única resposta possível, a resposta do Luís Bernardo Honwana.
Tags: livros
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 8 comments