miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

cachacistas juramentados

Há muitos, muitos anos, uma das primeiras novelas brasileiras a passar em Portugal foi O Bem Amado, uma divertida sátira política escrita por Dias Gomes. No primeiro episódio da novela, Odorico Paraguaçú, perfeito de Sucupira, abre um cemitério, e passa os restantes duzentos, ansioso por deixar de lado os entretantos e passar aos finalmentes, a tentar tudo por tudo para ter um morto de forma a poder inaugurá-lo. Claro que só vai conseguir inaugurar o cemitério no último episódio e o morto há-de ser ele próprio.

Lembrei-me hoje desta magnífica criação de Paulo Gracindo quando via os telejornais, a propósito da famigerada vaga de frio. É um drama. Primeiro porque o frio não se vê, o que torna difícil mostrá-lo na tv. Depois porque as estações estão, como habitualmente, ávidas de acontecimentos sensacionais, de muito sangue, e não há meio de o frio cumprir o seu dever em benefício das audiências. Às tantas, o pivot de serviço chama o repórter de serviço creio que no hospital de Bragança, que tem esta frase lapidar e verdadeiramente ‘odoricana’: a vaga de frio ainda não chegou ao hospital. Que raio, grande decepção: nem um velho congelado, nem uma criança enregelada, nada! Em entrevista a um responsável de um hospital, pergunta-se que medidas foram tomadas para fazer face à vaga de frio. Responde o médico, à procura de melhor: ‘comprámos umas mantas’!
Esta febre de notícias a qualquer preço começou por dar cabo da nossa imprensa desportiva e, desde há uns anos para cá, transformou a informação televisiva num imenso e mal cheiroso monte de porcaria. Não presta, não presta, não presta. Não há o mínimo de bom senso e sensibilidade, que são, pelo menos desde Jane Austen, os principais requisitos para qualquer aventura humana.
Pode ser que um dia destes, sem se aperceberem, chegue o derradeiro episódio, e sejam as próprias estações a inaugurar o cemitério no enterro que tão avidamente procuram televisionar.
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 11 comments