miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

strangers in the night

As declarações de Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica, a propósito da chamada indústria nocturna como factor de insucesso escolar. E o facto de a universidade não criar hábitos de estudo, não terá influência nos resultados dos estudantes? O facto de não haver avaliação contínua, mas apenas se concentrar o estudo na época de exames. O facto de os alunos não terem de trabalhar, de fazer projectos, de realizar investigação, de trabalhar e desenvolver temas de forma continuada e profunda, mas apenas terem de decorar as sebentas na véspera do exame. O facto de este tipo de ensino favorecer os turbo-professores, que em vez de trabalharem com o aluno e acompanharem o seu trabalho ao longo do ano, podem ter tempo livre para dar aulas de tipo expositivo em dois ou três estabelecimentos de ensino superior. O facto de as escolas não terem de investir na criação de salas de trabalho, laboratórios, salas de estudo e de leitura, porque os alunos felizmente passam pouco tempo na universidade, ocupados como estão a recuperar das noitadas. Não serão todos esses factores de insucesso escolar? É que todos estes factores deveriam ser da responsabilidade das escolas criar e desenvolver, mas obrigavam a um elevado investimento e a uma mudança de interesses fortemente instalados nas escolas. Realmente é muito mais fácil culpar os lugares da noite e fazer parir mais uma lei que não iria ter efeito prático nenhum.
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 5 comments