miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

viva a república

Num dos telejornais da noite, passa uma reportagem realizada na Ericeira, palco de alguns acontecimentos relacionados com o 5 de Outubro. O objecto das entrevistas é, precisamente, o significado da terra, mais propriamente do Porto dos Pescadores, nesses acontecimentos.
Como sempre ainda são os mais velhotes que salvam a honra do convento. Entre falhas de memória, e aquela maneira que os velhos têm de gozar uns com os outros, lá vão identificando figuras e acontecimentos. Entre os mais novos, reina a absoluta ignorância ou, quando muito, a vaga ideia: uns dizem que foi na Ericeira que a família real ‘desembarcou’ para Inglaterra; outros, que foi do porto que a família real fugiu para o Brasil.
Mas a glória da reportagem, foi um tipo ainda novo que sabia que hoje foi feriado mas não sabia porquê. O jornalista explicou-lhe que o 5 de Outubro era o dia da Implantação da República. E diz o tipo, literalmente: «E o que é que isso tem a ver agora com o caso?»
Brilhante!
Subscribe

  • tarde de sábado

    Entrei na livraria perto da hora do almoço de sábado, e fui sentar-me na cafetaria, na mesa do canto, junto à montra envidraçada. Na mesa ao lado,…

  • frangipani (balada)

    Trazes a flor do frangipani. Era um terreiro amplo, de terra batida, limpo de tão varrido. Pequenas pedras caiadas de branco desenhavam canteiros…

  • conto

    DOMINGO À TARDE Íamos no carro e a Conceição, tentando suster as lágrimas, disse-me que nunca se podia esquecer de que tinha sido ela quem lhe tinha…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 8 comments