miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

forma de assim

A Assírio editou 'Uma Coisa em Forma de Assim', cento e tal crónicas de Alexandre O'Neill, que valem por uma monumental enciclopédia de vida, de poesia, de literatura. O'Neill foi um dos grandes poetas do Século XX português (sim, não apenas do século literário), foi igualmente um cronista extraordinário. Os seus textos, não raro invadidos por um surrealismo desarmante, captam, com adivinhado humor e em palavras breves, o essencial do vento. Ou, com a mesma capacidade de síntese e uma sábia sem-cerimónia, retratam a corpo inteiro alguns dos escritores maiores que O'Neill admirava e pregava nos jornais onde escrevia.
Este livro é obrigatório. Nas escolas, cursos noturnos incluídos, e, de forma geral, na escola da vida. E é, além de tudo, muito divertido. Muitíssimo, mesmo.

Ah, este livro inclui a verdadeira e única história do poema 'Um Adeus Português', que é um dos poemas mais admiráveis jamais escritos onde quer que seja e seja em que língua for. A história é conhecida, naturalmente, mas contada pelo punho do autor é simultaneamente mais bela, mais profunda, mais terrível, mais arrebatadora, mais comovente, e até mais prosaica. Como se isso fosse possível. E é.
Tags: livros
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 14 comments