miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

companhia portuguesa de bailado contemporâneo

Espectáculo da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, no Gil Vicente, com coreografias de Vasco Wellenkamp (Missa, com música de W.A. Mozart), Ronald Malzer (Relação) e Benvindo Fonseca (Castañeda, com colagem musical de música cigana romena).
A primeira peça apresentada é, como dizia o programa, um verdadeiro portfólio coreográfico de VW, que vale sobretdo por esse efeito de catálogo. É leve, alegre, rigoroso, muito bem executado, mas peca apenas por falta de ideário, de programa coreográfico. No entanto, como primeiro número do programa, parece-me feliz.
Relação não é ainda bem uma coreografia, é ainda sobretudo um divertimento, simples, curto e linear. E, como se impõe, divertido. Mais uma vez, a rigorosa prestação dos executantes é um prazer sensorial.
A peça de Benvindo Fonseca é a piéce de resistance do programa: uma ideia de coreografia, bem desenvolvida, servida por uma linguagem coreográfica coerente e sustentada. Os figurinos, o desenho de luzes, o encadeamento das músicas, todos esses elementos contribuem para dar um sentido de maturidade à coreografia. Talvez não precisasse de ser tão demonstrativa, porque acaba por provocar uma certa dispersão que contradiz um certo 'pathos' enunciado nos primeiros números. Mas o trabalho de BF é definitivamente de acompanhamento obrigatório.
Tags: dança
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 0 comments