miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

Gostei muito de ver ontem a reportagem sobre adolescentes homossexuais, no telejornal da Sic ontem à noite. Ao ver, por uma vez, uma imagem simpática, sem ser miserabilista ou paternalista, preconceituosa ou medrosa, sobre um tema relacionado com a homossexualidade. Comoveram-me aqueles jovens, nalguns porque me revi, noutros porque vi o que poderia ter sido. Mas confesso que o que mais me comoveu foi a mãe que não aceita a homossexualidade do filho. Tal como achei tocante o Sampaio admitir que se tivesse um filho homossexual teria um grande desgosto. Porque o que é verdadeiramente transversal e radical nesta coisa da homossexualidade, é precisamente a absoluta perplexidade da sociedade (das sociedades) perante um fenómeno que é tão antigo como o próprio homem. É qualquer coisa que ultrapassa a minha capacidade de compreensão, esta profunda aversão de todas, ou quase todas as comunidades humanas em relação não tanto aos homossexuais (só conseguimos odiar o que não conhecemos) as em relação à própria homossexualidade.
Por isso me comove aquela mãe que não consegue aceitar o seu filho tal como ele é. Comove-me a sua extrema fragilidade, a desorientação, o facto de, ao contrário de Sampaio, não conseguir sobrepor a racionalidade ao desgosto ou à aversão. Mas choca-me a sua incapacidade de amar o filho. De o amar, apesar de si. Não apesar do filho, da homossexualidade do filho, porque esse não é o verdadeiro problema daquela mãe, mas apesar de si própria, apesar da sua incapacidade de compreender.
Bom, mas, e esse era o ponto desta entrada, por uma vez conseguimos ver o tema ser tratado num telejornal, sem o ser de uma forma sensacionalista ou homofóbica, atendendo ao drama mas sem dramatizar, focando com a objectividade possível a vivência e os problemas de um grupo de pessoas. Que, apesar de ser uma minoria, existe, e não é tão minoritário como se poderia julgar. Que afecta pessoas e famílias. Que merece atenção apesar de ser uma minoria, ou talvez mesmo até por causa disso.
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 8 comments