miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

os comboios a passar

O Jim Sheridan é um realizador irlandês, que fez poucos mas bem sucedidos filmes. Alguns desses filmes, se não todos, andaram metidos nas andanças dos óscares, embora pense que nunca chegou a receber nenhum. Entre esses filmes contam-se, por exemplo, o My Left Foot, o In The Name of The Father e o The Boxer, todos com o Daniel Day-Lewis, que tem sido assim uma espécie de actor fetiche do realizador. Aliás, os filmes do Jim Sheridan foram dos poucos que o Day-Lewis fez nos últimos anos, e a eles deve alguns dos seus maiores sucessos. O seu último filme, In America, também andou metido na corrida dos Oscars deste ano (3 nomeações, entre elas para o melhor argumento original), e foi um razoável sucesso o ano passado; foi igualmente um filme muito falado por constituir uma ‘estória’ de reconstrução nova-iorquina, visto um pouco como um homenagem emocional e emotiva à cidade e aos seus habitantes, que, tal como os personagens do filme, estão apostados em construir uma nova vida, ultrapassando traumas e dificuldades.

Eu vi o filme no princípio do mês de Janeiro, no Porto, mais ou menos na altura em que ele estreou em Portugal. Quase 3 meses depois, passa por Coimbra, numa das sessões especiais do Avenida, ou seja, dois dias, ontem e hoje, e duas sessões, às 19 e à meia-noite! Ultimamente, se quis ver filmes em tempo útil, enquanto ainda estão a ser discutidos, tive de ir a Aveiro vê-los: aconteceu com o Lost In Transation e com o Girl With the Pearl Earring. Ou seja, numa altura em que o cinema é de novo uma das formas de entretenimento mais populares, em Coimbra continua a não haver salas, as poucas que há são muito más, quer em conforto quer em qualidade de som e imagem, e recorre-se a estes estratagemas para ao menos fazer os filmes passar, ainda que de fugida, pela cidade. Em Aveiro, no Oita, que é da mesma distribuidora do Avenida, os filmes estão, naturalmente, os sete dias regulamentares com o número de sessões diárias normal.
Pronto, era isto.
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 4 comments