miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

a revolução

Acabei de ver, em 'Por Outro Lado', a entrevista a Manuel Castells. Mais um triunfo de Ana Sousa Dias, uma entrevista muito interessante e, mais do que esclarecedora, iluminante. É sempre um pouco mágico quando vemos assim um tipo, com palavras muito simples, a por os dedos no pulso das nossas vidas, do nosso tempo, do nosso momento, dos nossos desafios e das nossas perplexidades. E quando digo "nosso", estou inclusivamente a referir-me a Portugal, a quem Castells se referiu sempre com conhecimento e oportunidade, ainda que, por vezes, com um ligeiro excesso de generosidade, sem dúvida para não ser deselegante com os seus anfitriões.
Bom, a verdade é que até há poucos minutos, não fazia a mínima ideia de quem era Manuel Castells; é sempre muito edificante confrontarmo-nos com a nossa ignorância, não é? Pois bem, Castell é sociólogo, professor na Universidade da California, em Berkerly, e a sua bio pode ser encontrada no link do pessoal docente da universidade onde ensina.

Mas de toda a interessantíssima entrevista, registo aqui esta coisa incrivelmente evidente e simples. Sendo Castells especialista, entre outras áreas, em sociologia e economia das tecnologias da informação, revela que, na sua opinião, a maior revolução dos últimos 25 anos, é a das mulheres. A mudança de mentalidade das mulheres, a profunda transformação do papel das mulheres nas sociedades, é indubitavelmente a maior revolução, ainda em curso, claro, do nosso tempo. Que, segundo Castells, é muito profunda porque é uma verdadeira revolução das mentalidades e porque se estende a todas as áreas da vida, do trabalho à sexualidade.
É tão óbvio e evidente, não é? Mas por vezes precisamos de um tipo que é capaz de ver as coisas mais simples para nos chamar a atenção daquilo que está efectivamente diante dos olhos e que vivemos todos os dias. Mais do que tudo o resto, é esta radical transformação do papel da mulher na sociedade humana, que vai marcar o futuro mais próximo da nossa civilização.
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 7 comments