miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

a dois

Ontem, por volta das dez da noite, recebi duas mensagens no telemóvel (uma delas não consegui identificar o número - alguém daqui?) a avisar de que estava a começar o Six Feet Under. Eu estava convencido de que era repetição, mas, afinal, episódios novinhos em folha! Que alegria. E a avaliar pelo episódio de ontem, mantém-se incólume a estranheza, a preversidade, a profunda "maluqueira" daquela gente aparentemente normal. Como nós.

Logo a seguir, na primeira noite do novo canal 2 da rtp (acho tão presunçosa esta coisa de lhe chamar 'dois' e de fazer de conta que aquilo é novo!), a Ana Sousa Dias do Por Outro Lado entrevistou a escritora Helena Jobim, que é irmã, e biógrafa, de António Carlos Jobim.
Há uma coisa que eu acho admirável nos brasileiros, que é total ausência de presunção intelectualóide. Caramba!, ela é irmã de um tipo que foi um dos melhores compositores do século XX no mundo inteiro (e quando digo dos melhores, estou a dizer assim dos vinte melhores, ou dos dez melhores, ou dos cinco melhores) e não há ali a mais leve ponta de vaidade. Ou melhor, pode haver vaidade, não há é soberba, não há aquela pose de que se é um eleito dos deuses. Não há mediocridade, pequenez. Ouvir a Helena Jobim a falar do Tom, de Chico Buarque, de Vinícius, assim com uma simplicidade. Ela dizer que o Tom era muito 'chopeiro', daquela forma simples e carinhosa com que um irmão fala de um irmão. Foi lindo.
Eu quando li O Homem Iluminado (em edição brasileira, com um cd doméstico), escrevi um texto a que chamei 'Carta a Helena'. Mandei esse texto para um site qualquer (não me lembro se o site oficial do Tom) e alguém me respondeu que ia fazer chegar o texto a Helena. Claro que não sei se isso chegou a acontecer. Engraçado, lembrei-me disto agora, e não ontem, a ver a entrevista. Vou ver se encontro o texto e, se encontrar, ponho-o aqui no innersmile.
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 6 comments