miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

melhor do que o silêncio

Ontem à noite, quando me ia deitar, vi nas redes sociais a notícia da morte de João Gilberto. Vieram-me logo à ideia dois versos de uma canção do Caetano Veloso: "melhor do que isso só mesmo o silêncio, melhor do que o silêncio só João". A canção chamava-se Pra Ninguém, e é de um dos melhores discos do Caetano, Livro. Se não me engano, é o tema que encerra o alinhamento do disco, o Caetano escolhia sempre umas canções muito especiais, muito delicadas, para fechar os álbuns.



João Gilberto foi um músico excepcional, quer como cantor, quer como executante do violão. Mas foi também, e sobretudo, um revolucionário da música. Conjuntamente com um grupo de outros músicos, entre eles o António Carlos Jobim, criou a Bossa Nova, um estilo musical que transformou a canção popular brasileira numa das mais perfeitas expressões mundiais da música popular.

O seu disco Chega de Saudade é o disco seminal por excelência da Bossa Nova. Mas quando ouço na minha mente o João Gilberto a cantar, e sempre nesta que foi, talvez, a primeira canção de João de que me lembro, lá no tempo já longínquo da infância.

Tags: caetano, clips, obituário
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 2 comments