miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

vitae summa brevis

Não me apetece escrever. Continuo com longos períodos de internamento no hospital. Agora estou no hospital há mais de três semanas. É deprimente, isto. Agora a solução parece passar por nova intervenção cirúrgica, e depois ficarei a fazer hemodiálise.

Quando tenho disposição, e a saúde deixa, tenho seguido na RTP 2 os episódios da série britânica The Durrells, que adoro. Baseia-se na trilogia que Gerald Durrell escreveu sobre os anos da sua infância, passados, com a mãe e os irmãos, na ilha grega de Corfu, nos anos 30. Um dos irmãos era o escritor Lawrence Durrell, o autor do célebre Quarteto de Alexandria.

No último episódio que vi, evocando o seu falecido marido, a matriarca da família, Louisa, lê um poema de Ernest Dowson, que me tocou porque parecia dialogar com estes meus dias.

O poema tem como epígrafe um conhecido verso do poeta Horácio: 'Vitae Summa Brevis Spem Nos Vetat Incohare Longam', o que quer mais ou menos dizer que a soma breve dos dias nos impede a esperança de durar muito tempo.

They are not long, the weeping and the laughter,
Love and desire and hate:
I think they have no portion in us after
We pass the gate.

They are not long, the days of wine and roses:
Out of a misty dream
Our path emerges for a while, then closes
Within a dream.
Tags: caro diario, durrell, livros, tv
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 4 comments