miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

papa-figos



Vi um documentário sobre o Armistead Maupin e apeteceu-me tentar reler o livro Tales Of The City, tantos anos depois. Como é um livro que já tenho há muito tempo, desde antes de vir morar nesta casa, ainda é do tempo em que tinha as estantes arrumadas e foi fácil encontrá-lo.

Encontrei dentro do livro uns papéis. Um postal da Livraria Papa-Figos, que ficava no Redondo, no Alentejo, e que mandava vir livros do estrangeiro. Uma folha de fax com uma lista de livros de Michael Carson que a Papa-Figos me mandou. O recibo da venda do livro do Maupin, que custou 1.600 escudos, à volta de uns 8 euros. Comprei-o em Setembro de 1995.

Não foi o primeiro livro da famosa série de Maupin que li. Comecei pelo segundo volume, o More Tales of The City, que comprei em Dublin, numas férias, em Julho desse ano. Mas apaixonei-me de tal maneira que tentei logo ler os restantes livros que já tinham sido editados até então.

Foi na segunda metade dessa década de 90 que a loja Amazon se começou a expandir e que eu a descobri. E, claro, comecei logo comprar livros online, não só a oferta era maior como o circuito de entrega era mais abreviado e, por isso, mais rápido.

Mas houve ali uns bons anos em que fui um cliente assíduo e muito satisfeito da Livraria Papa-Figos. Eu ia a Londres frequentemente, e, além de vir carregado de livros, trazia muitas referências, quer de livrarias como a Gay's The Word, quer de revistas como a Time Out ou a Gay Times. E depois era através da Papa-Figos que ia fazendo as minhas encomendas.

Caramba, como as coisas mudaram, como o mundo mudou. A Papa-Figos com certeza acabou, ou pelo menos teve de se adaptar, porque dificilmente poderia sobreviver nesta era das compras online, e em que a Amazon se tornou num monstro, porém muito útil, que seca e destrói tudo à sua volta, no que toca a comércio livreiro.

Mas se a Papa-Figos morreu, não está esquecida, e aqui fica a minha homenagem a essas pessoas que nunca conheci, mas com quem falei ao telefone e troquei faxes, e que durante uns tempos resolveram as minhas necessidades de leitura.
Tags: fotos, livros, memórias
Subscribe

  • 18

    Comecei a escrever este diário online no dia 30 de Julho de 2001. Durante 16 anos, escrevia sempre nesse dia um texto de reflexão sobre o próprio…

  • azul velho

    Esta foto tem mais de 11 anos, foi feita em Março de 2008 na piscina de um resort em Hoi An, no Vietname, por um outro hóspede que eu não…

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 0 comments