?

Log in

No account? Create an account

Previous Entry Share Next Entry
o terceiro homem, os guardiões do louvre
rosas
innersmile


O Terceiro Homem é uma novela que dá forma literária a um argumento cinematográfico da autoria do próprio Graham Greene. O filme, já agora, foi realizado em 1949 por Oliver Reed e conta com os desempenhos de Joseph Cotten e de Orson Welles nos principais papéis.

Rollo Martins é um escritor de livros de cowboys que inadvertidamente se vê perdido na selva política e policial da Viena nos tempos do final da segunda grande guerra, onde, entre outras desventuras, é confundido com um escritor sério que comunga do mesmo apelido do seu pseudónimo literário. Trata-se de um típico "herói" de GG: um loser que mantém um padrão moral quando tudo à sua volta se desmorona.

No fim deste texto, ponho um clip com uma das cenas mais famosas do filme, passada numa das cabines da roda gigante do Prater,e onde se pode constatar porque é que o Orson Welles era tão bom actor, com um esboço de sorriso onde aflorava o próprio sorriso do diabo.



Um dos meus livros preferidos do Mestre. Uma aventura solitária e contemplativa no museu mais famoso do mundo, onde a deriva fantasista e emocional nos conduz através das infindáveis salas estranhamente desertas.

Acho que apenas O Homem que Passeia, o primeiro livro que li de Jiro Taniguchi, me deu tanto ou mais prazer a ler do que este Os Guardiões do Museu.