?

Log in

No account? Create an account

Previous Entry Share Next Entry
mais bd
rosas
innersmile


Este ano tem lido muitos livros de banda desenhada, nomeadamente aquilo a que normalmente se chama ‘novelas gráficas’, com algumas descobertas muito importantes, como já referi aqui. Uma dessas descobertas foi o desenhador de mangá Jiro Taniguchi, de quem mais dois livros, El Gourmet Solitario, e a sua continuação, Paseos de un Gourmet Solitario. Comprei, como se nota, edições espanholas, já que estes dois livros ainda não foram publicados em Portugal. Ao contrário dos outros livros que li de JT, em que ele era responsável quer pela arte quer pelo texto, no caso destes dois livros o argumento é da autoria de Masayuki Kusumi, mas o universo narrativo é sempre muito próprio de Taniguchi.

Li ainda Um Contrato com Deus, uma edição portuguesa da obra de Will Eisner, que é considerada um dos livros fundadores deste género de banda desenhada que são as novelas gráficas, e mais um livro de aventuras da dupla Blake & Mortimer, A Armadilha Diabólica, uma das obras originais desta série, da autoria de E.P. Jacobs.

Finalmente, estou ainda a ler A Agência de Viagens Lemming, do português José Carlos Fernandes, de quem tinha lido o ano passado ambos os volumes de A Pior Banda do Mundo. O universo de referências deste livro de viagens propostas é muito parecido com o da Pior Banda do Mundo, sendo directa e assumidamente inspirado no livro As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino.