Previous Entry Share Next Entry
sapiens, tempo de silencio
rosas
innersmile

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade é um daqueles livros que, de forma mais ou menos surpreendente, se tornam best-sellers. Foi assim um pouco por todo o mundo, e é assim também em PT, pelo menos a avaliar pelo autocolante na capa do meu exemplar, que anuncia tratar-se da 13ª edição!

E de certo modo compreende-se o êxito. De uma forma clara, com sentido de humor, e com notável poder de síntese, Yuval Noah Harari, professor de história numa universidade israelita, traça o percurso do homo sapiens desde o seu aparecimento na evolução da vida da terra, procurando nas grandes ideias, nas tendências e nas linhas gerais, as principais causas e condições que transformaram um macaco insignificante no mais poderoso, criativo e destruidor ser vivo do planeta.

O aspecto que mais me interessou no livro é a forma como o autor liga a disciplina História com as outras áreas do conhecimento científico, em particular com a biologia, prestando particular atenção ao percurso histórico do homo sapiens enquanto um processo de suplantação dos limites da sua condição biológica, e como esse processo representa simultaneamente uma benção e uma maldição.


Tempo de Silêncio é, tanto quanto sei, a primeira edição em PT de um dos nomes maiores da literatura de viagens em língua inglesa. Um verdadeiro clássico. Trata-se de uma das obras mais conhecidas de Patrick Leigh Fermor, que reúne relatos de estadias do autor em mosteiros na zona francesa da Normandia, bem como da visita às ruínas de um mosteiro cristão na Capadócia, abandonado há cerca de mil anos.

A escrita de PLF é de uma qualidade extraordinária, a sua capacidade de descrever características artísticas e arquitectónicas, de contar a história e as histórias associadas aos lugares, de relatar as suas impressões e as suas experiências pessoais, tudo qualidades que tornam a leitura uma experiência de luxo.

Destaque para a tradução de Alda Rodrigues, que mantém o texto a um nível de qualidade literária muito elevado.

?

Log in

No account? Create an account