Previous Entry Share Next Entry
antes quebrar que torcer?
rosas
innersmile
A propósito de um comentário que fiz na página do facebook de um amigo, lembrei-me daquele ditado que diz "antes quebrar que torcer".

Isto é dito em tom de elogio, como se fosse uma qualidade, mas parece-me que não estou muito de acordo. Acho até que é uma fraca característica, essa de alguém que quebra, e não se consegue adaptar às circunstâncias, não tem flexibilidade o suficiente para aguentar uma ventania mais forte sem se partir.

Nesse aspecto prefiro ser como o choupo: parece frágil, ali torcendo-se todo, muito agitado, mas passada a tempestade, no meio de tanto ramo e tronco quebrado de outras árvores mais fortes e possantes, volta ao manso ondular da brisa.

Prefiro ceder. Prefiro torcer-me todo, tocar o chão se for preciso, mas depois regressar à tranquilidade possível, continuar a ser eu, e mais ou menos inteiro.

A vida deu-me sempre várias oportunidades de quebrar, e começou cedo. Nos últimos anos, então, tem sido demais, e os prognósticos para o futuro mais próximo não são assim muito animadores. Mas espero que, mais torcedela menos torcedura, a coisa vá permanecendo inquebrável.

  • 1
Tu és mais forte em tua flexibilidade. O dito nada tem de sábio.

Claro, antes torcer que quebrar. Sempre.

A arte de viver é difícil de dominar :)

um dos muitos contos que li nos últimos tempos referia qualquer coisa assim (se não assim, parecido e provavelmente de Cortázar): "quando há um furacão, as árvores são arrancadas, enquanto as pequenas ervas ficam agarradas à terra, porque são flexíveis". e é isso mesmo, com tantos furacões na tua vida, és uma erva :) fexível e resistente.

se a erva, além de resistente, der para fazer cigarrinhos e espalhar alegria, melhor ainda :) just joking, claro

ah, para além de flexível, medicinal, aprovada :D

  • 1
?

Log in

No account? Create an account