?

Log in

No account? Create an account

Previous Entry Share Next Entry
notícias do desporto e da vida
rosas
innersmile
Hoje há notícias do desporto. Ou serão da vida?

1

Na última jornada do campeonato português de futebol, num jogo contra o Moreirense, o sportinguista Gelson marcou o golo da vitória e, nos festejos, tirou a camisola, exibindo uma outra onde tinha escrito: “Cu bo ti fim de mundo”. Era uma forma de homenagear, dedicando-lhe o golo, um seu grande amigo, colega de profissão e que foi igualmente jogador no mesmo clube, e que está preso preventivamente em Espanha acusado de ter cometido crimes muito graves.

O árbitro castigou-o com o cartão amarelo, e, por acumulação de cartões, recebeu um vermelho e foi expulso. O treinador, um burgesso, ironizou com a situação, criticando o jogador pelo seu ímpeto irrefletido.

Eu, no seu gesto, apenas vi uma reacção emotiva e emocionada. Os nossos amigos precisam de nós quando estão em baixo, para não se sentirem tão sós no seu infortúnio, ainda que ele seja fruto da sua própria irresponsabilidade ou falta de juízo.

Entendo que o árbitro tenha tomado a única decisão que os regulamentos lhe permitiam. Teria preferido ver o seu clube e os seus colegas a apoiá-lo por um gesto que mostrou que é um homem grande, com o coração no sítio certo.

2

Um outro desportista, um judoca olímpico que esteve presente nos jogos do Rio, deu uma entrevista a um jornal desportivo. Nela, confessa que não soube lidar com o insucesso dessa participação, entrou numa espiral sombria, marcada por uma doença mental. Esteve retirado, e agora voltou a treinar, preparando-se para as qualificações para a próxima olimpíada.

Não consegui ler a entrevista, porque não está disponível online, pelo menos na sua integralidade, mas leio que, entre outras revelações, refere, por exemplo, que fez tentativas de suicídio, ou que é homossexual.

Como nunca tinha ouvido falar no seu nome, fui pesquisar na net informações sobre o atleta. Uma das conclusões a que cheguei é que é um campeão, sob todas as perspectivas. E os campeões têm tanto mais valor quanto a maior dificuldade das lutas que travam.

Também cheguei a conclusão que é um homem lindíssimo e, OMG, incrivelmente sexy. Tanto que, inclusivamente, já teve experiências como modelo de desfiles de moda.

Espero que a vida o trate bem, que lhe dê muita saúde e muitas oportunidades de lutar e vencer. O Célio Dias é daqueles tipos que só pelo facto de conhecermos a sua história, de acompanharmos o seu percurso, nos deixa, a todos nós, seres humanos, portugueses, orgulhosos e felizes.
Tags: