Previous Entry Share Next Entry
goggles
rosas
innersmile
Logo ao iniciar o computador, o Google assinala que comemora hoje 19 anos. Nos meus primeiros tempos de utilização da internet eu usava o browser Netscape Navigator (que, temos de reconhecer, e tendo em atenção a função que cumpria, tinha um nome incomparavelmente mais excitante do que os browsers da concorrência se bem que explorer também não seja um mau nome, muito melhor do que o próprio produto).

Um dia, viajava eu no expresso da Rodoviária para Lisboa (penso que ia ter com o meu irmão), li, naquelas notícias curtas que fazem parte das secções de abertura da revista Time, a de que tinha sido lançado um novo motor de navegação que, graças ao seu algoritmo, prometia ser muito mais potente do que os outros motores de busca. Quando ao final desse dia cheguei a casa lembrei-me de ir experimentar, mas tive de ir ver de novo às páginas da Time como se escrevia, pois só me lembrava de que era muito parecido com ‘goggles’, o nome dos óculos de protecção que se usa para nadar.

Ao longo dos dias seguintes fui sempre experimentando o Google e ao fim de poucos dias praticamente deixei de usar o Netscape. Acho que me deviam dar um medalha de pioneiro, pois devo fazer parte dos mais antigos utilizadores dessa ‘coisa’ que hoje, mais do que um motor de busca, é o verdadeiro big brother da nossa vida actual, a nossa plataforma de intermediação com os outros e com o mundo.
Tags:

  • 1
Olha, eu não me recordo, mas acho que era, mesmo, o sapo (mas por causa dos fóruns - e dos chats :P ). o batráquio é mais velhote.
mas recordo-me do netscape.
mas agora uso o g. claro, excepto no work (tem o bing e não posso mudar).

Nunca usei o sapo regularmente, só de modo muuuuito esporádico. Apesar de, a certa altura, ter ponderado a possibilidade de passar para lá aqui o bichinho

Olá Miguel. O netscape navigator era um browser não um motor de busca. Na altura o motor de busca de eleição era o yahoo que era justamente o motor de busca mais popular na era pré google.


O netscape foi evoluindo e descontinuado mas está  na genese daquilo que é hoje o firefox.


Talvez o netscape de então ao arrancar abri-se com um motor de busca especifico que te terá  levado a pensar que o browser fosse por si só um motor de busca.


De resto, tudo bem contigo?


  • 1
?

Log in

No account? Create an account