Previous Entry Share Next Entry
fim de semana
rosas
innersmile
Ao contrário do habitual, foi um fim de semana animado. No sábado tive uma festa de casamento. Embora a ideia fosse ir apenas à festa ao final da tarde, não resisti e, numa espécie de semi-clandestinidade (eu tinha avisado a noiva de que ía lá), fui à igreja espreitar a entrada da noiva e, já depois da celebração se ter iniciado, entrei para assistir à homilia e à troca dos votos. O ponto é que nunca tinha assistido a uma missa celebrada por um prémio Nobel, como foi o caso. E posso dizer que raramente ouvi uma homilia tão bonita, tão positiva, alegre e luminosa.

A festa começou ao final da tarde e prolongou-se pela noite dentro. Apesar de não me movimentar muito bem entre grandes aglomerados de pessoas, ainda por cima todas muito bem postas, foi divertido. Eu fiquei só até perto da uma da manhã, e aguentei tanto tempo porque, sendo o edifício de Coimbra com uma localização das mais privilegiadas da cidade, não queria perder o “vantage point” para o fogo de artifício que, à meia-noite, marcou o encerramento das festas da cidade. Durante a festa foi servido um jantar volante com uma “finger food” muito gourmet. Nice.

No domingo tive a visita de uma das minhas amigas de Londres, que conheci quando lá estive, em 1984, a fazer tratamentos de quimioterapia. É engraçado, que esses amigos de Londres contam-se entre os meus amigos mais antigos, com quem sempre mantive contacto. Conhecemo-nos com vinte ou trinta anos, e agora já temos cinquenta ou sessenta. Quando ia a Londres todos os anos, primeiro para ir ao médico depois apenas de férias, sempre nos juntávamos, e de forma mais ou menos regular vamo-nos encontrando quando eles vêm a Portugal. Agora com as comunicações electrónicas e as redes sociais é ainda mais fácil mantermos o contacto e nunca nos perdermos de vista.

Tive experiências muito intensas com estes meus amigos de Londres, sobretudo no período em que lá estive e nos anos imediatamente subsequentes, em que o nosso contacto era mais intenso. Foi com esta amiga que cá esteve que provei o meu primeiro charro, por exemplo, ou com quem visitei os estúdios do World Service da BBC, na Bush House, no Strand, e almocei lá na cantina dos funcionários. E foi também com ela que fiquei a conhecer melhor um certo estilo de vida londrino, que conheci muitos ingleses e pessoas de outras nacionalidades, as festas particulares, pessoas com estilos de vida muito distantes do meu. Foi com ela que visitei Windsor e Southampton, e foi com ela que frequentei as salas de cinema mais alternativas de Londres.

Apesar do domingo a princípio estar pouco promissor, fomos até Quiaios, para almoçar (sopa de peixe e linguado grelhado). Compensou, porque se pôs um belo dia de verão e aproveitámos para dar um passeio pelos passadiços da praia. Foi uma sessão de conversa non stop durante as sete ou oito horas em que estivemos juntos.

Uma coincidência curiosa: tanto a noiva de sábado como a amiga de domingo têm o mesmo nome próprio, e nem sequer é dos nomes femininos mais comuns.

?

Log in

No account? Create an account