Previous Entry Share Next Entry
os comediantes
rosas
innersmile


Um romance notável, passado em Port-au-Prince, no Haiti, durante os anos de terror de Papa Doc Duvalier e os seus Tontons Macoute.

Greene era um narrador extraordinário, e cria aqui uma galeria de personagens impressionante, feita de sonhadores e aventureiros, cujo sentido das respectivas vidas parece ser tragado pelo buraco negro do terror. Mr Brown, o narrador do romance, é uma personagem fascinante, com o seu desencanto e o seu pragmatismo, o seu egoísmo 'salve-se quem puder', dividido entre os princípios, remotos, da educação católica que recebeu, e uma vida vivida no fio das apostas sortudas ao jogo e dos expedientes mais ou menos trapaceiros, mais ou menos espertos.

Tudo no livro é bom, quase fascinante, desde o princípio, a bordo do cargueiro que se dirige ao Haiti, ao romance estranho, quase metálico de tão frio, entre Brown e a esposa do embaixador. E por entre as peripécias do enredo, o autor nunca se esquece de nos fazer lembrar que somos todos comediantes, face àqueles que são as verdadeiras vítimas do terror.

Como em muitos romances do autor, o conflito entre o catolicismo e o triunfalismo do marxismo em pleno século XX, está presente, tal como uma visão de certo modo redentora do ser humano abandonado por crenças e ideologias às lógicas humanas implacáveis do poder, do dinheiro e do terror.

Foi uma releitura, tinha lido o livro ainda provavelmente nos anos 70, numa edição da Biblioteca de Bolso Unibolso. Já aqui há tempos tinha relido o Americano Tranquilo e tinha gostado imenso. Grenne foi dos primeiros autores que li, ainda na juventude, e que por isso me marcou imenso. Não sei se o li por o nome me ser familiar, se por ser um autor popular nos anos 70, ou mesmo se apenas por estarem disponíveis estes seus livros em edições de bolso baratas. Nunca mais o tinha lido ou relido e dá-me um prazer especial não apenas redescobrir o autor, mas perceber que provavelmente as razões pelas quais gostei tant de o ler há 30 e tal anos, se mantêm.

?

Log in

No account? Create an account