Previous Entry Share Next Entry
sábado imenso
rosas
innersmile
Aproveitando a ocasião de estar a decorrer mais uma edição dos Jardins Efémeros, fui, no sábado, ter com a Margarida, a Viseu. Mas claro que os Jardins foram sobretudo o pretexto para passear com a Margarida pela sua cidade, e conhecê-la através dos seus lugares. Como não poderia deixar de ser, o passeio começou junto a um teatro, e terminou no café do teatro.

Surpreendeu-me muito, talvez pelo confronto com a degradação da baixa de Coimbra, a beleza e a qualidade do centro histórico, por onde passeámos a pé, percorrendo uma rua Direita sinuosa e trepadora, cheia de lojas, umas mais tradicionais (o cheiro da rua, junto à drogaria) outras mais modernas (um livro sobre os Açores), a rua Dom Duarte, demasiado estreita para cortejos de casamento e turistas em passeio, as praças e os largos da zona nobre da cidade estimulados por esculturas e instalações.

Almoçámos no imponente Largo da Sé, com vista para três edifícios sumptuosos: a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia e o Museu Nacional Grão Vasco. E como sábado de verão sem casamentos, não é sábado nem é de verão, durante o tempo do nosso almoço testemunhámos 3-casamentos-3, não obstante serem só 2-igrejas-2! Um corropio de entra e sai de convidados e noivos, sobe escada desce escada, carochas, novos e velhos, enfeitados a rigor, rapazes e raparigas nas roupas da moda, vestidos sedosos e coloridos, sapatos brilhantes, drones a pairar no espaço, damas de honor vestidas de rosa pálido como nos filmes americanos, e até uma noiva que chegou a pé, pelo braço do pai. Tudo no meio dos turistas, como nós, divididos entre a prostração canicular e a exaltação casamentária.

Ainda mal refeitos, e aproveitando as idas e vindas dos casamentos, espreitámos a Sé e o Museu, visitámos a Casa do Miradouro, logo abaixo, um dos lugares da Margarida, passeámos pelo Rossio e pelas ruas comerciais da “baixa” e refugiámo-nos no frescura do Parque Aquilino Ribeiro, para um gelado e água fresca. Para o final da tarde, a Margarida tinha ainda guardada a visita a dois dos principais espaços expositivos desta edição dos Jardins Efémeros.

A primeira, Wrong Time Capsule, num vetusto casarão da Rua Serpa Pinto, que guarda ainda, nas salas e nas paredes, a memória de ter sido o laboratório patológico dos serviços de veterinária da cidade. Mas é sobretudo o lugar onde a mãe da Margarida trabalhou durante anos, em frente à escola onde a Margarida estudou, e por isso a visita não podia deixar de ser guiada pelas memórias da Margarida. Como a infância é sempre um país estrangeiro, há uma mistura única e intensa de fascínio e traição no modo como o tempo tratou os lugares da nossa juventude.

Finalmente visitámos o Pavilhão do Mundo Português, um dos principais pólos de interesse dos JE no que às artes visuais diz respeito, com trabalhos, entre outros, de Vhils e Duarte Belo. Exposições e instalações num antigo armazém industrial, onde a ironia do título (que joga com a Exposição do Mundo Português que nos anos 40 serviu a Salazar para projectar uma ideia histórica de Portugal, espécie de disneylandia da glória pátria) serve para fazer o confronto entre um país em ruínas, as ruínas de um país, e um sonho de arquitectura (as ruínas do futuro?)

Em suma, e como apareceu escrito num livro, um sábado imenso de conversas e histórias, feito de pequenos livros, grandes fascínios e longos dias de verão.

  • 1
Amei essa última frase. Acho que resumiu perfeitamente o encontro tão bem narrado, acima dela. :)

a frase, ou uma versão dela, estava escrita num livro com que nos cruzámos neste dia :)

:)
um sábado imenso.
um relato fabuloso.
obrigada!

obrigado eu, Margarida. foi um dia muito bem passado e muito estimulante. um dia ganho, que é coisa que não se pode dizer da maior parte dos dias :)

Edited at 2016-07-12 07:35 am (UTC)

E são momentos desses que tornam o verão ainda mais especial.

Eu é que não ando virado para eles.

sei, por experiência própria, que por vezes pode ser muito complicado romper um certo círculo. aparece, um dia destes :)

  • 1
?

Log in

No account? Create an account