Previous Entry Share Next Entry
everybody wants some!!
rosas
innersmile
Richard Linklater é um dos mais interessantes realizadores independentes, e autor de pelo menos uma mão cheia de filmes surpreendentes e com uma penetração no público que vai do popular ao culto (de Dazed and Confused, um dos primeiros, até ao aclamadíssimo Boyhood, passando pela série de três filmes que começou com Before Sunrise) Mas nem isso impediu o seu último filme de estrear de forma quase desapercebida, e com um título inenarrável que remete para as mais desmioldadas comédias adolescentes: Todos Querem o Mesmo!

E no entanto Everybody Wants Some!! é uma comédia inteligente, muito bem escrita e que, como muitos outros filmes de Linklater, se debruça sobre os ritos de passagem da juventude para a idade adulta.E como em grande parte dos seus filmes, o factor tempo é uma peça essencial da narrativa: todo o filme se passa naquele fim de semana crucial entre a chegada dos alunos ao campus universitário e a segunda-feira de início das aulas, uma espécie de terra de ninguém onde a máxima é a diversão sem regras.

Para além do texto, excelente, o filme é soberbo na direcção e no trabalho dos actores, conseguindo transformar um grupo de adolescentes machos, movidos a sexo, drogas e rock’n’roll, em verdadeiras personagens, de subtil recorte psicológico e habitados por uma humanidade que é, de facto, o que faz mover o filme.

Kudos para uma excelente banda sonora, uma verdadeira revisitação de muita da melhor música (não necessariamente a mais popular) que se ouvia em 1980, o ano da acção do filme.
Tags:

  • 1
no fim de semana passado vi o cartaz no cinema e sem saber de quem era ou sobre o que era, pensei: "mais uma comédia da treta...". li depois este teu post e fiquei a sentir-me parva porque agora já só na sessão da meia noite e qualquer coisa...

o título em português é de afugentar qualquer um. mas como reparei no nome do realizador, lá fui :)

  • 1
?

Log in

No account? Create an account