Previous Entry Share Next Entry
paulo varela gomes
rosas
innersmile
A notícia chegou no fim de semana passado: a morte do escritor Paulo Varela Gomes. Conheci-o apenas como prosador, nas crónicas que, durante anos, foi publicando no jornal Público. E já mais recentemente, quando começou a publicar com mais assiduidade, através de três livros: Ouro e Cinza, uma admirável colecção dessas crónicas, um verdadeiro livro de cabeceira, de referência, para consultar sempre que se necessite de inspiração ou lucidez; Era Uma Vez Em Goa, um espantoso livro de viagens inventado; e Passos Perdidos, uma deambulação ‘sebaldiana’ que mistura, em doses exactas de ousadia, ficção e ensaio. Ficam-me ainda por ler pelo menos duas outras obras do autor.

Creio que foi o ano passado, que um texto de Paulo Varela Gomes, publicado na edição portuguesa da revista Granta, estourou na net e nas redes sociais com a perplexidade de um murro no estômago e a radicalidade das verdades essenciais. Nesse texto, que eu li, entre o surpreendido e o devastado, quando saiu na revista, o autor referia-se à morte, à sua própria morte, anunciada por um cancro incurável, que decidiu enfrentar sem o recurso às estratégias da oncologia tradicional. Ninguém pode ficar insensível à violência desse texto, mas, como muitas outras pessoas que andam há anos, há décadas, a fazer negaças ao cancro e a tentar não submergir, do ponto de vista psíquico ou anímico, ao seu horror, acertou-me com a estonteante lucidez de uma paulada na testa.

Por isso, quer dizer: por isto, a notícia da morte do escritor, ainda que não o conheça nem saiba nada acerca da sua vida, vem-nos à boca com o transtorno de uma agonia. Mas é preciso resistir, e a prosa, e a literatura, de Paulo Varela Gomes hão-de ter sempre o poder de nos devolver intacto o fulgor dos dias vivos.

  • 1
vou pedir-te os livros, lá mais para a frente :)

claro. neste momento estão com os Joões: o de Goa, com o Máximo, o Ouro e Cinza e o Passos Perdidos com o Roque. eles que tos passem :)

  • 1
?

Log in

No account? Create an account