?

Log in

No account? Create an account

Previous Entry Share Next Entry
cabo verde 8/8
rosas
innersmile


25 março

Voo Praia Lisboa a bordo de um Boeing 757 da TACV.

O que mais gostei de conhecer nestes oito dias de Cabo Verde foi o próprio país e o seu povo. Surpreendeu-me o carácter industrioso destas pessoas, e ao mesmo tempo a sua tranquilidade e bonomia. Há muitas coisas fantásticas em Cabo Verde, e possivelmente a maior delas todas é o elevado nível de alfabetização e literacia. Toda a gente é bilingue, e alterna entre o português que aprende na escola e o crioulo, que é a verdadeira língua materna, usada por toda a gente no dia-a-dia.

Gostei muito do Sal, da Praia de Santa Maria, que é fantástica, uma das melhores que conheço, um mar irresistível. O facto de estar a meras quatro horas de Lisboa, torna-a um destino de Verão, obrigatório. Também gostei de conhecer o norte da ilha, a pequena cidade de Espargos, a D. Isaura e a escola primária de Palmeira; e as surpreendentes miragens.

Em Santiago, adorei a cidade da Praia e o seu Planalto, o bairro central da cidade carregando a memória do passado colonial. Não ter vergonha nem complexos do passado, e usá-lo na construção de uma identidade. Ter orgulho na cultura, e saber que ela é o contributo mais precioso para essa identidade.

Ontem, por volta da hora do almoço, chegou notícia importante: nasceu um bebé na família, o primeiro dos dois prometidos para este ano. E foi bom receber essa notícia aqui, num lugar de que gostei muito e onde me senti bem. Perfeito!
Tags: ,

  • 1
Concordo, foi uma bela e revitalizadora viagem.

obrigada por partilhares esta viagem nestes posts :)

eu é que agradeço a tua atenção :)

  • 1