miguel (innersmile) wrote,
miguel
innersmile

joão afonso no conservatório

Concerto de João Afonso, ontem, no auditório do Conservatório de Coimbra. A apresentar sobretudo temas do seu último disco, Sangue Bom, e acompanhado por quatro excelentes músicos: João Ferreira, percussão e bateria, Vitor Milhanas, baixo, Miguel Fevereiro, guitarra eléctrica, e António Pinto, guitarras.

Pelo meio dos temas de Sangue Bom, com textos de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, lugar ainda para outros temas do próprio João Afonso, como o popular Carteiro em Bicicleta ou um inédito, e três canções de José Afonso. Infelizmente não tocou Lagarto, um dos meus temas preferidos do disco, mas tocou outras, igualmente lindíssimas como Verde Para Crer ou Na Grande Casa Branca.

A carreira discreta que o João Afonso vem mantendo há décadas (Maio Maduro Maio, o primeiro projecto discográfico em que participou, é de 1994, e Missangas, o primeiro disco a solo, é de 1997) tem sido sempre muito interessante, nomeadamente pela feliz fusão que o artista tem conseguido explorar entre as músicas africana e popular portuguesa, e há nas suas canções, e na sua voz, uma beleza tão subtil como extasiante e tranqulizadora.

Só uma nota para acrescentar que em alguns temas, o concerto teve como convidado o músico Manuel Rocha com o seu violino; apesar de ser uma espécie de património musical da cidade (por variadíssimas razões), é incrível como ouvi-lo tocar parece sempre ser uma coisa nova e surpreendente.
Tags: concertos
Subscribe

  • agosto

    Estive mais uma vez internado no hospital, desta vez para tirar o rim direito. Ou seja, neste momento não tenho rins nem bexiga, e comecei a fazer…

  • I wanted to dance

    Há já algum tempo cruzei-me com um poema de Allen Ginsberg de que gostei muito, e que me ficou na memória. Há uns dias, a propósito de uma leitura,…

  • melhor do que o silêncio

    Ontem à noite, quando me ia deitar, vi nas redes sociais a notícia da morte de João Gilberto. Vieram-me logo à ideia dois versos de uma canção do…

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 0 comments